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  • 12/02/2019 Censo entre os servidores facilita qualificação cadastral para o eSocial na prefeitura de Curitibanos

    Há cerca de um ano os servidores do departamento de Recursos Humanos da prefeitura de Curitibanos começaram a se preocupar com as mudanças que serão trazidas pelo eSocial. Prevista para entrar em vigor em janeiro de 2020, a nova forma de prestar contas com o Governo Federal deve alterar significativamente a maneira de trabalhar nas entidades públicas. “Assim que recebemos o alerta começamos a fazer a qualificação cadastral dos servidores. Percebemos que era um processo demorado, complexo, e nos atentamos ao que precisava ser feito”, diz a chefe de setor de Pessoal da prefeitura, Elizângela Righes.


    Desde então, oito servidores do departamento focaram no trabalho, cada um dentro das suas atribuições. “Para dar conta fizemos algumas ações pontuais, como o censo presencial, por exemplo. Chamamos um por um para pegar as informações que faltavam e atualizar as que já tínhamos. Foi um trabalho longo, mas hoje estamos com a base totalmente qualificada, praticamente prontos para a chegada do eSocial”, conta Elizângela, ao lembrar que o município de Curitibanos possui cerca de 1 mil servidores.


    Com a base pronta, enfatiza ela, a ideia, agora, é utilizar os meses que restam para fazer as parametrizações exigidas pelo sistema e que aos poucos vão surgindo. “Continuamos focados porque temos consciência de que ainda há uma série de situações que precisam ser vistas. Com a regularização dos dados, tomamos conhecimento de alguns problemas que nem sabíamos que existiam”, fala, ao complementar: “os profissionais de RH não devem deixar para depois. Pelo contrário. O tempo que temos é curto, e se deixar toda essa preparação mais para a frente, será impossível dar conta. Não haverá tempo hábil para solucionar todos os problemas”.


    O coordenador da Estratégia de Produtos da Betha, Gabriel Rebelo, complementa: “possuir um bom sistema de gestão neste momento, uma vez que ele faz a análise criteriosa da base cadastral da entidade e aponta todos os campos que precisam ser corrigidos, é extremamente necessário. Afinal, apesar de parecer que temos um prazo extenso, o cadastro na plataforma é trabalhoso e é comum existir inconsistências, principalmente em órgãos públicos maiores. Se os dados não coincidirem em todas as plataformas do governo, não será possível realizar o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, nem o recolhimento dos valores devidos. As multas e as penalidades para quem descumprir as regras são altas”, lembra.



    Cursos e treinamentos


    Para iniciar a qualificação cadastral, os servidores da prefeitura de Curitibanos participaram de dois cursos específicos sobre eSocial, além de assistirem a um tira-dúvidas online realizado pela filial Rio do Sul. A ideia, aponta Elizângela, era se aperfeiçoar para não encontrar tantas dificuldades no decorrer do processo. “Foi muito importante buscarmos informações sobre o assunto, só assim nos sentimos seguros para colocar em prática todas essas mudanças”. Ainda de acordo com ela, “o tira-dúvidas realizado pela Betha auxiliou muito, uma vez que vimos na prática os principais diferenciais, acompanhamos as atividades nas telas do sistema e entendemos a importância de nos prepararmos”, retrata.



    Sobre a Betha


    A Betha Sistemas é uma empresa de base tecnológica, especialista no desenvolvimento de soluções em software para gestão pública. Atuando no mercado nacional há mais de 30 anos, tem como missão facilitar a interface entre os cidadãos e os agentes públicos, oferecendo-lhes ferramentas para realizar um trabalho pautado na integridade, na ética e na transparência. Líder nacional no segmento, desenvolve suas soluções com tecnologia em nuvem, contribuindo com o desenvolvimento dos municípios, integrando informações, oportunizando uma gestão ainda mais eficaz e aproximando-se da sociedade.


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