Duvidas iniciais

Por meio deste, os prestadores de serviços poderão fazer a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas.

Duvidas iniciais

Mensagempor obian » Qua Dez 07, 2011 7:10 pm

Boa tarte, o municipio de Palhoça/SC começou a usar a NFE-s e após a leitura do manual de integração e alguns posts do forum me surgiram algumas duvidas.
1. Não entendi muito bem os arquivos .xsd, eles sao modelos para os xml?
2. Obtive alguns exemplos de arquivos .xml que acredito que sejam os de envio de nota fiscal, porem nenhum deles verifiquei se era possivel a emissão de notas fiscais com mais de um serviço, meu cliente tem alguns serviços relacionados a locações de produtos diferenciados e ainda aditivos de contratos, onde esses entram numa unica nota com valores proporcionais ao tempo de locação. Poderiam me encaminhar um exemplo de arquivo de envio com mais de uma nota e mais de um serviço.
3. Como irá retornar o arquivo de retorno desse envio, em XML também? Poderia me encaminhar um modelo por favor.
4. A empresa tem que se cadastrar no Fly e-nota para usar o ambiente de testes ou posso me cadastrar lá para ir fazendo testes de verificar o layout, envio dos arquivos, enfim efetuar testes.

Agradeço a atenção.
Osmair
Obian Sistemas
Palhoça - SC - Brasil
55+ (48) 8428-8998
MSN: suporte@obian.com.br
Google Talk: suporte@obian.com.br
obian

Data de registro: Qua Dez 07, 2011 6:23 pm

Re: Duvidas iniciais

Mensagempor Alexandre.Nascimento » Qua Dez 07, 2011 7:24 pm

Boa noite obian,

Respondendo:
1. Não entendi muito bem os arquivos .xsd, eles sao modelos para os xml?
Sim. Contem a definição de regras de validação ("esquemas") em documentos no formato XML.

2. Obtive alguns exemplos de arquivos .xml que acredito que sejam os de envio de nota fiscal, porem nenhum deles verifiquei se era possivel a emissão de notas fiscais com mais de um serviço, meu cliente tem alguns serviços relacionados a locações de produtos diferenciados e ainda aditivos de contratos, onde esses entram numa unica nota com valores proporcionais ao tempo de locação. Poderiam me encaminhar um exemplo de arquivo de envio com mais de uma nota e mais de um serviço.
Vamos lá: Não é possível realizar a emissão notas com vários serviços através do xml. Isso acontece pois o layout da ABRASF não prevê esta situação. Mas vc poderá proceder da seguinte forma: somar todos os valores (desde que todos possuem a mesma alíquota para gerar o valor correto do imposto), a na tag <Discriminacao> você especifica os serviços daquele RPS.
Exemplo:<Discriminacao>Servico A = 100,00, Servico B = 200, Servico C = 300</Discriminacao>
Se possuir aliquotas diferentes então você deverá criar um RPS para cada serviço.

3. Como irá retornar o arquivo de retorno desse envio, em XML também? Poderia me encaminhar um modelo por favor.
Veja no manual da ABRASF.

4. A empresa tem que se cadastrar no Fly e-nota para usar o ambiente de testes ou posso me cadastrar lá para ir fazendo testes de verificar o layout, envio dos arquivos, enfim efetuar testes.
O layout está disponível para todos. Para ter acesso ao ambiente de testes, solicite o acesso ao ambiente oficial (https://e-gov.betha.com.br/e-nota/pesqu ... dade.faces). APós o deferimento pelo fiscal, automaticamente vc terá acesso ao ambiente de testes.

Importante: Vc encontrará aqui várias perguntas referentes a estes assuntos.
Alexandre do Nascimento
Departamento de Desenvolvimento
Betha Sistemas Ltda
Vertical ISS

É sua primeira vez no fórum? Sugestão: leia as importantes dicas através deste link: http://goo.gl/qU4vJW
Alexandre.Nascimento

Data de registro: Ter Out 18, 2005 9:38 am

Mensagempor obian » Qua Dez 07, 2011 8:00 pm

Obrigado Alexandre, porem esse manual da ABRASF é esse encontrado nesse link?
http://www.abrasf.org.br/p2038.aspx

Uso a versao 2.0?
Teria pelo menos um arquivo XML que poderia usar como referencia com mais de uma nota no envio?
Osmair
Obian Sistemas
Palhoça - SC - Brasil
55+ (48) 8428-8998
obian

Mensagempor Alexandre.Nascimento » Qui Dez 08, 2011 7:02 am

Bom dia:
Estamos utilizando o layout 1.0. O layout e schemas estão na página oficial do Fly e-Nota (https://e-gov.betha.com.br/e-nota/login.faces)
Alexandre do Nascimento
Betha Sistemas Ltda
Vertical ISS

É sua primeira vez no fórum? Sugestão: leia as importantes dicas através deste link: http://goo.gl/qU4vJW
Alexandre.Nascimento

Mensagempor obian » Qui Dez 08, 2011 8:11 am

Certo, ja tenho esses arquivos mas nao esta claro quanto a geração do xml, por isso gostaria de um exemplo oficial, o manual fala algo dos campos tipos simples e complexos, porem nao determina ordem e modo como deve ser apresentado um lote com mais de uma nota.

Esse é outro ponto, a Betha recomenda quantas notas por lote? Vi em alguns posts que é melhor nao gerar um xml muito grande pq pode dar problema no envio.
Osmair
Obian Sistemas
Palhoça - SC - Brasil
55+ (48) 8428-8998
obian

Mensagempor Alexandre.Nascimento » Qui Dez 08, 2011 10:33 am

Não se preocupe muito com ordenação. Lembre-se que o manual da ABRASF 1, na qual seguimos, não permite o envio de notas com mais de uma atividade de serviço (lei 116). Exemplos de arquivos vc encontrará em muito posts aqui no fórum...
Alexandre do Nascimento
Betha Sistemas Ltda
Vertical ISS

Alexandre.Nascimento

Mensagempor obian » Qui Dez 08, 2011 11:21 am

Encontrei varios porem todos com diferenças em cabeçalho e outros, se voces recomendassem algum seria o ideal.
Osmair
Obian Sistemas
Palhoça - SC - Brasil
55+ (48) 8428-8998
obian

Mensagempor thiagoso » Qui Dez 08, 2011 4:26 pm

Segue em anexo
Anexos